TransBrasil

TransBrasil

Gente… e não é que a Transbrasil ainda não ficou pronta?

Em outubro de 2014, ou seja, 9 anos atrás, eu recebi uma ligação aflita do consórcio construtor dizendo que dali a uma semana o Prefeito Eduardo Paes iria falar em um evento aberto ao público, dando o ponta pé inicial para as obras da quarta linha BRT da cidade. Depois da TransOeste, da TransCarioca e da TransOlímpica, estava chegando aí a TransBrasil, que seria (será?) a maior linha BRT do mundo!

Sem briefing, sem nada, tipo se vira aí seu Mário e faça um filme para o evento… Como eu gosto de dinheiro e de trabalhar, meti “as caras”, escrevi e produzi em tempo recorde um filme contando a história da Avenida Brasil, que é incrível. Contando a história dos prefeitos que mexeram nela… ficou um filme muito bacana e olha que nesta época eu ainda não era Historiador.

 

Pois é, ficou bonito mas foi bombado pela assessoria do Prefeito. Falaram que ele não curte ser comparado com ninguém, e que a história da Avenida Brasil não interessava. Uma pena, foi tudo para o lixo.

Passaram finalmente um briefing e ainda zonzo da trabalheira que foi fazer o primeiro filme, meti bronca e falei que para fazer outro, eu cobraria de novo. Não tive culpa pela desorientação. O prefeito adiou por uma semana o evento e tive mais uma semana para começar do zero um outro filme.

Foi também uma maluquice sem fim. Como cinegrafista e DP usei meu camarada, o agora canadense Vilson Jr., muita imagem de helicóptero e um corre-corre sem fim para aprontar.

Lembrei de contar isso agora hoje mexendo em meus arquivos achei uma imagem de proposta de estação de BRT. Tudo porque na véspera, literalmente na véspera da exibição do filme, ainda faltando muita coisa, o Prefeito berrou e disse que não queria aquele “galinheiro” como design para as estações e mandaram esta imagem aí. Muito mais bonita. Agora imaginem, o filme quase lá e teríamos que mudar todas as estações, em 3D render. Não dava, era impossível.

O Prefeito tem razão, o design atual é um galinheiro. Este aí é muito mais bonito.

 

 

Virei a noite inventando uma edição para resolver isso e foi a primeira e única vez na vida que um trabalho me deixou biló das idéias. Eu surtei. Mas me recuperei e inclusive fui lá no evento participar da exibição. E, longe, muito longe do que se tinha planejado, funcionou!!!!!

Estamos agora, 9 anos após este episódio, a TransBrasil não ficou pronta e as estações são o galinheiro que o Prefeito detesta. Será que um dia esta TransBrasil ficará pronta? Funcionará? Como diria minha mãe, “sabe Deus!”

Fica aí mais este trampo. Adoramos fazer, mesmo surtando.

 

Sobre o Autor

Mario Barreto administrator

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestas em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta